top of page

Combate do Chá


Um mestre da cerimônia do chá no antigo Japão uma vez desprezou acidentalmente um soldado. Ele rapidamente se desculpou, mas o soldado bastante impetuoso exigiu que o assunto fosse resolvido em um duelo de espadas. O mestre do chá, que não tinha experiência com espadas, pediu o conselho de um colega mestre zen, que possuía tal habilidade.

Ao ser servido chá pelo seu amigo, o espadachim zen não pôde deixar de notar como o mestre do chá realizava sua arte com perfeita concentração e tranquilidade. "Amanhã", disse o espadachim zen, "quando você duelar com o soldado, segure sua arma acima de sua cabeça, como se estivesse pronto para atacar, e enfrente-o com a mesma concentração e tranquilidade com que você realiza a cerimônia do chá."

No dia seguinte, na hora e local marcados para o duelo, o mestre do chá seguiu esse conselho. O soldado, preparando-se para atacar, fitou por um longo tempo o rosto totalmente atento, mas calmo, do mestre do chá. Por fim, o soldado baixou a espada, desculpou-se por sua arrogância e saiu sem que nenhum golpe fosse feito.


Autor desconhecido


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page