O Elefante

Um dia, um rei chamou um de seus ministros e disse-lhe: “Vá, bom amigo, e traga aqui todos os homens da cidade que nasceram cegos”. Quando os cegos foram reunidos, o rei disse a um servo: “Mostre a estes homens um elefante”.

O servo fez o que lhe foi ordenado, e ele fez um cego tocar a cabeça do elefante, outro a orelha, outro a tromba, um outro a presa, um pé, o dorso, a cauda e o tufo do rabo; e para cada um ele disse que estava tocando o elefante.

Depois disso, o rei foi até aqueles cegos e perguntou-lhes: “Você estudou o elefante? Compartilhe suas conclusões”.

O homem que tocou na cabeça disse: 'É como uma panela.

Aquele que tocou na orelha disse: ‘É como um ventilador’.

E assim, para os outros, o tronco tornou-se um arado; a presa era uma relha de arado; para outro era o pé; um pilar; as costas; o celeiro; a cauda era um pilão; o tufo da cauda era uma vassoura.

E cada cego pensou que o que tinha tocado era o elefante. Então eles começaram a discutir um com o outro e a brigar, dizendo: "Um elefante é assim - não, é não, é assim - eu digo que não é''; e assim por diante, até que no final, eles começaram a brigar.


Lamps of Fire - Juan Mascaró Das Escrituras e Sabedoria do Mundo, que é uma antologia de escritos religiosos compilados e frequentemente traduzidos por Juan Mascaró.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo